RSS2.0

Desenvolvedor cinco estrelas 2009

quinta-feira, 16 de abril de 2009



Salve galera

A Microsoft liberou a nova versão do programa desenvolvedor cinco estrelas. O programa visa capacitar  as pessoas no desenvolvimento de sistemas usando ferramentas Microsoft.
O programa é indicado para quem está começando agora no .Net e para quem ja tem um conhecimento e quer chegar a um nivel avançado.
O melhor de tudo que tanto o material de estudo como as provas são gratuitas, só precisa ter força de vontade para estudar e cair de cara no material, o resto é tudo di gratis MAGAVILHA.

Uma das coisas que me chamo a atenção foi que na 4ª estrela tem material para estudo de WCF, WPF e WF, eu achei fantástico isso é uma ótima oportunidade de ter novas visões sobre os "3 W". Comecei ontem as provas terminei o módulo conceitual e hoje vou partir para a primeira estrela, vamos ver se consigo terminar tudo até o final do mês.

Mais informações >> aqui

Fuiz... :-)

ASP.NET 4.0

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Salve galera


Hoje quero falar sobre o visual studio 2010 em especial o asp.net 4.0 que está vindo com força total e com excelentes novidades.

A versão CTP do Visual Studio 2010 está disponivel para download no site da microsoft e junto com ele vem o Framework 4.0

Dentre as grandes novidades do VS 2010 e do Framework 4.0, hoje vou falar um pouco sobre o asp.net 4.0, comentarei as novidades que mais me agradaram.

A primeira de todas sem duvida é o code snippet para HTML o que vai facilitar e muito no desenvolvimento de nossas páginas aspx.

Os componentes de gráficos chart que já pode ser baixado para uso no asp.net 3.5 vem nativo no sistema, em alguns testes que realizei no asp.net 3.5 fiquei bem feliz com o poder e a praticidade do Chart.

O ClientIDMode é uma nova propriedade presente nos controles asp.net, com ele você pode definir como será renderizado o ID dos Controles.

Apartir da versão 4.0 teremos um valioso recurso o Auto-Start, ou seja, ao configurar esta funcionabilidade no seu projeto o IIS vai se comunicar com o asp.net e o asp.net por sua vez vai compilar a página e deixa-la pronta para ser acessada. Todos sabemos que o primeiro acesso de uma aplicação asp.net é mais lento pois o asp.net está compilando o mesmo. Com o Auto-Start essa compilação é feita no momento em que o IIS ainda não aceita requisições.

no asp.net 4.0 o Elemento SessionState possui um novo atributo chamado compressionEnabled. ao configura-lo como true, o asp.net fará os processos para comprimir e descomprimir os dados de sessão, usando a classe GZipStream. Esse novo recurso vai ajudar e muito quando precisamos guardar objetos grandes em sessões.

Dentre essas existem várias outras novidades tanto pro asp.net 4.0 como para o visual studio 2010. No próximo post vou comentar sobre as novidades do c# 4.0

Mais informações >> aqui

Dowload VS 2010 >> aqui

Fuiz

Extension Methods

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Olá pessoal tudo certo? Bom hoje vou falar um pouco sobre os Exensions Methods.

Os extensions methods é uma novidade que veio no C# 3.0. Os Extensions Methods permitem que o desenvolvedor adicione métodos a um tipo determinado, sem precisar alterar o código fonte original ou criar um tipo derivado, como era feito antes do surgimento do Extension Methods.

Os extensions methods possuem as mesmas caractristicas de um método estático, porém sua utilização é semelhante a de um método de instância.

Como criar um Extension Method?

A criação de um Extension Method é bem simples, segue abaixo um exemplo de código para a criação de um extension method (clique na imagem para ampliar):






Neste exemplo eu declarei uma classe estática MeusExtMetods sendo ela pertencente ao namespace System.

Nada impede que você use um namespace da sua aplicação mesmo, eu adoto por padrão colocar eles com o namespace System sempre que desejo que ele seja visivel para todas as classes.

Pois como, acredito, nem é preciso lembrar só posso "ver" os métodos e etc existentes nos namespaces referenciados.



O método acima é simples, ele converte para inteiro qualquer tipo passado a ele, sabendo-se que tudo é objeto, então qualquer instancia de uma váriavel sendo ela float, string, etc. seria acessivel para o método de extensão da classe.



Como utilizar?



Você pode utilizar os Ext. Methods de duas maneiras



string str = "1";
int convertido = str.ToInt32();



OU



string str = "1";
int convertido = MeusExtMethods.ToInt32(str);




Das duas maneiras ele funcionária, mas o correto é que se use a primeira opção, já que é ao que se propõe os Ext. Methods.



Usar Extensions Methods substitui um antigo processo que podia se dar de duas formas, era criado um método estático ou não em uma classe que tivesse a função desejada e esse método era executado na segunda forma de chamada apresentada para os ext. methods, ou se criava um tipo derivado como mostrado abaixo:



O qual seria chamado no caso da seguinte forma:


MeuTipoDerivado obj = "1";
int convertido = obj.ToInt32();



Esse recurso foi largamente utilizado para disponibilizar os métodos que trabalham com LINQ na versão mais recente do framework .net.

Aqui estou usando um exemplo bem simples que realiza a conversão do tipo object para int, mas você pode usar os ext. methods da maneira que desejar, seguindo esta mesma idéia.

Bom galera por hora é isso, desculpa os conteúdos básicos postados até agora, mas é que até agora não tive uma idéia muito boa para postar, mas para não deixar o blog vazio vamos postando, os Easy.NET =).

Abraços até a próxima.

Conficker- Superataque 1º de Abril, Blefe?

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pois é gente foi um estardalhaço até o momento, sites e sites de notícia de tecnologia divulgaram notas sobre o possível ataque do worm Conficker neste 1º de Abril.
Até o presente momento não foi confirmado, ou pelo menos divulgado, nenhum ataque bem sucedido.

Epsecialistas em seguraça acreditam que o ataque realmente irá acontecer, mas acreditam que ainda pode-se demorar para perceber os efeitos.

Como se proteger?

O worm Conficker realmente existe (http://www.microsoft.com/security/portal/Entry.aspx?name=Win32/Conficker), mas segundo este mesmo link da microsoft as vulnerabilidades que o mesmo explora estão corrigidas.
Então se sua máquina possuir as atualizações períodicas baixadas e instaladas, não há com o que se preocupar.

Mais sobre este vírus você pode ler no blog Negócio de Risco da TechNet.

Silverlight 3 - Novidades

No dia 18/03 deste ano foi lançado na MIX09 o Silverlight 3 Beta, agora o Silverlight compra briga com outra tecnologia da Adobe além do Flash, o AIR. Isso porque, dentre as novidades dele, está a capacidade de rodar fora do navegador, tal qual os aplicativos feitos em AIR.

A principal vantagem da solução da Microsoft, nesse caso, é a dispensa de instalação de plugins/instruções extras, como ocorre com a da Adobe - que, aliás, é um monstrinho de mais de 10 MB.


Mas o Silverlight 3 não traz só isso. Outras novidades empolgantes foram anunciadas, dentre elas:


  • Suporte a vídeos HD (720p), CODECs H.264, AAC e MPEG4;

  • Aceleração gráfica via GPU;

  • Suporte a multi-touch;

  • Melhorias em navegação e SEO;

  • Acessibilidade e qualidade do texto aprimoradas;

  • +60 controles disponíveis, e uma série de novidades para desenvolvedores.


De acordo com dados da empresa, a versão anterior está presente em 350 milhões de computadores no mundo inteiro, mais de 200 sites utilizam Silverlight, e cerca de 10 mil aplicativos também fazem uso da tecnologia.
O Silverlight 3 Beta está disponível desde já para desenvolvedores. A Microsoft prometeu o lançamento para consumidores, da versão final, para o final do ano.

Você pode fazer o download do silverlight 3 e seus controles atráves do site http://silverlight.net/